top of page
  • Foto do escritorAdriana Silva

Ipccic e Acirp firmam termo de cooperação para requalificação do Centro da Cidade

O Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, IPCCIC, assinou ontem, dia 27, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, um Termo de Cooperação Técnica para a requalificação do centro da cidade. Nas presenças de representantes das duas instituições, as presidentes Sandra Brandani, da Acirp e Sandra Molina, do Ipccic, oficializaram a parceria para os próximos dois anos de atividade colaborativa.



Por parte do Ipccic, a oportunidade significa a possibilidade de materializar estudos que vem sendo realizados desde 2013, quando da criação do instituto. “O centro da cidade sempre esteve na nossa pauta, em especial, porque requalificá-lo é uma forma de envolvimento da cidade em toda sua completude”, disse Molina.


Para Sandra Brandani, empossada presidente da Acirp em abril de 2023, a cooperação é uma madeira de unir pessoas com habilidades diferentes a favor da requalificação do centro, uma demanda da cidade de muitas décadas.


O grupo do IPCCIC reúne profissionais de várias áreas, arquitetos urbanistas, educomunicadores, historiadores, gestores ambientais, internacionalistas, gastrônomos, todos comprometidos com a pauta do centro da cidade.


Assinado o termo, a fase seguinte será a apresentação de um plano de trabalho, com atividades focadas em cinco eixos:


  1. Diagnóstico situacional;

  2. Atividades de fortalecimento da identidade do Centro Histórico para ampliação das relações de pertencimento;

  3. Projetos de incentivo à permanência no centro e atração de novos frequentadores e investidores;

  4. Ação de preservação histórica;

  5. Requalificação urbana.



Comments


bottom of page