top of page

Sandra Molina

Doutora em História pela USP. Mestre em História pela UNICAMP. Consultoria em planejamento e políticas públicas, pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), com projetos de análise e diagnósticos de políticas municipais; políticas de memória; plano de cidade, entre outros. Experiência em gestão de pessoas, atuando como coordenadora dos cursos de Turismo e Relações Internacionais, na Universidade de Ribeirão Preto, onde é Docente Titular. Atua em formação continuada para Secretarias Municipais de Educação, com cursos na área de gestão de equipes. Palestrante na área de formação docente. Atuou como tutora da formação mediada da Tecnologia Educacional em Planejamento Estratégico Municipal em Educação, para a Fundação Itaú Social, em 2001; fez acompanhamento e consultoria no acompanhamento do planejamento estratégico de Iniciativas de Cooperação Intermunicipais, dentro do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, pela Quanta Consultoria e Projetos, em 2021. Atuou em projetos nacionais e internacionais tais como: consultoria para o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos (MFMDH), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com diagnóstico de políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos; consultoria para o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério do Turismo, com elaboração de cartilhas para Gestores Públicos. Atua em políticas públicas de memória, com participação como pesquisadora da Rede de Cooperação Identidades Culturais, coordenada pelo IPHAN, e conselheira do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto (Conppac). Docente Titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Coordenadora do grupo de pesquisa "Memórias, Identidades e Políticas Públicas", certificado pelo CNPQ. Também é colaboradora do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto. Autora e coautora de vários livros e artigos.

Lattes

bottom of page