top of page
publicacoes-download-1.jpg

Ligados pela História

Série exibida no SBT mostrou as 34 cidades da Região Metropolitana 

Projeto evidencia as identidades culturais com destaque para as potencialidades econômicas e mostra como os municípios estão ligados pela história

Desde sua criação, em março de 2013, o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), pesquisa o comportamento cultural da região. Depois de terem publicado vários livros sobre o tema e realizado alguns seminários, o grupo partiu, sob a coordenação da jornalista Adriana Silva e do cineasta Edgard de Castro, para a produção audiovisual, registrando a história dos 34 municípios compreendidos pela área metropolitana de Ribeirão Preto. O trabalho foi organizado em episódios e exibido em parceria com o SBT, de setembro de 2021 a maio de 2022. 

 

Participaram do projeto também, o diretor de imagem Antonio Bernardo Torres e a editora Mari Dias. Para ambos foi uma experiência inusitada, em especial, porque enquanto viajavam para as cidades, a magia era encontrar beleza em tudo. “De repente a gente achava uma árvore centenária e ela virava personagem da história. Aprendemos a olhar para coisas simples e valorizá-las somente por serem da região”, disse Antonio.

Segundo Edgard de Castro, a série chamou a atenção para a atualidade, mas com referência na história de cada município, permitindo que até mesmo os moradores das cidades se surpreendessem com o material apresentado. “Era comum alguém dizer que não sabia algo sobre sua cidade”.
Adriana Silva, que já tinha realizado alguns documentários sobre a região, reafirmou haver muito potencial criativo e cultural no interior. “Existe uma matéria-prima riquíssima para a realização de um projeto regional de Economia Criativa”, explicou.

 

Depois de exibido no SBT, todos os episódios estão disponíveis em uma das plataformas do IPCCIC, www.museucidadedigital.com. Pelos comentários é possível observar que as narrativas dialogam com moradores e pessoas de outras localidades, curiosas com a história regional. 

Finalizada esta etapa, os pesquisadores do Instituto preparam o lançamento do livro Ligados pela História, a realização do terceiro seminário de Identidades Culturais e uma exposição que vai ressaltar as singularidades e os pontos comuns desta parte do interior paulista.

Seguindo um mesmo referencial, os três produtos se complementam. Os documentários serviram de base e guiam os profissionais na elaboração do livro que apresentará 34 artigos, em uma linguagem narrativa com muitas ilustrações. A exposição tem o objetivo de chamar a atenção para temas que não estão na pauta do dia-a-dia. “Se conseguirmos compartilhar todo o aprendizado adquirido ao longo dos nove meses de gravação nas cidades, com certeza teremos um olhar diferenciado para essa região”, diz Adriana. 

 

Dividida em eixos, a exposição abordará história, tradições, modo de vida e curiosidades, com destaque para as belezas desses lugares e a produção econômica.

bottom of page